casa-paula-rego-2Existe um novo espaço na vila de Cascais dedicado à cultura e ao lazer, ideal para passar uma tarde de Outono. A Casa das Histórias Paula Rego, cujo edifício se destaca por duas imponentes pirâmides de vértice cortado, acolhe uma exposição permanente da artista e duas exposições temporárias por ano.

O edifício, desenhado por Eduardo Souto Moura, está rodeado por um jardim com uma esplanada e , no interior, tem um auditório com cerca de 200 lugares, uma biblioteca e uma loja-livraria, onde poderá adquirir objectos relacionados com a obra da artista.

Nesta Casa das Histórias, além de poder ver um conjunto significativo da obra gráfica de Paula Rego, vão estar também expostas obras do seu marido Victor Willing, artista e crítico de arte, falecido em 1988.

paula_regoPaula Rego assinou um contrato de doação e empréstimo, por 10 anos, de cerca de 100 obras. Estas encontram-se organizadas cronologicamente na exposição permanete e podemos ver pinturas de 1954 até gravuras de 2008. A primeira exposição temporária conta também com algumas obras da pintora, cedidas pela Galeria Marlborough. A entrada é, por enquanto, gratuita e o espaço está aberto até às 22h.